Prédio ecológico que filtra poluição será inaugurado em Taiwan
- ML Negócios Imobiliários
- 23 de mar. de 2021
- 1 min de leitura

Um prédio ecológico para filtrar a poluição do ar. É como uma espiral em forma de edifício, com 23 mil árvores plantadas e com capacidade de absorver partículas do ar.
O projeto ousado, que deverá ser inaugurado agora em 2021, em Taipei, capital de Taiwan, é do arquiteto belga Vincent Callebaut e recebeu o nome de Tao Zhu Yin Yuan.
A instalação tem jardins suspensos e até cachoeira, capazes de retirar do ar até 130 toneladas de dióxido de carbono, por ano.
A obra-prima ecológica é um arranha-céu verde, com a intenção de estar próximo da emissão zero de carbono.
União e sustentabilidade
A equipe de engenheiros, arquitetos, designers de interiores e paisagistas que trabalharam na construção desde 2016 pensaram em unir e não separar as torres, para ter exposição à luz solar, vento e outras características.
Foram pensados sistemas bioclimáticos para melhorar a eficiência energética. Além disso, o prédio é autossuficiente em energia.
A iluminação foi garantida pela forma ‘helicoidal’ – em forma de hélice – que também a torna anti-sísmica, ou seja, anti-terremotos.
O prédio ainda tem painéis fotovoltaicos que alimentam os elevadores e a ventilação de todo complexo.
Aquecimento Global
Como a sustentabilidade das cidades se tornará cada vez mais necessária para reduzir a poluição e o aquecimento global, a torre Tao Zhu Yin Yuan representa o futuro do planejamento urbano.
“O projeto leva em conta as mudanças climáticas e o aquecimento global. É inspirado na filosofia de Fan Li, que vê o mundo como uma comunidade: qualquer mudança que traga benefícios, portanto, não se limita ao local onde ocorre, mas diz respeito ao mundo todo”, garante Callebaut.


Por Andréa Fassina, da redação do Só Notícia Boa –Com informações do Pozitizie e DesignBoom
Comments