Chefes admirados motivam funcionários a serem mais produtivos: pesquisa
- ML Negócios Imobiliários
- 19 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Chefes líderes e admirados transformam para melhor a vida de sua equipe, e isso acaba influenciando no aumento da produtividade. Mais que isso: uma nova pesquisa prova que trabalhadores preferem mais os chefes legais, que dão feedback (opinião, retorno, avaliação ou comentário) do que aumento de salário.
A pesquisa com 2.000 americanos examinou o papel que o relacionamento entre gerente e trabalhador desempenha no local de trabalho. O levantamento conduzido pela OnePoll em nome da Motivosity, classificou o feedback como a coisa número um (53%) desejada de um chefe, superando a remuneração extra (48%) e comunicação mais honesta (48%).
Os resultados revelaram que, dos entrevistados que já trabalharam (78%) – sete em cada dez – têm um de seus gerentes como modelo.
Sobre as principais qualidades que os entrevistados apreciam em um chefe, a atitude positiva encabeça a lista com 46%. Habilidades de comunicação (46%) e habilidades organizacionais (43%) também chegaram entre as três primeiras. Positividade “Os gerentes são a chave para as grandes culturas da empresa. Eles afetam a forma como as pessoas se sentem ao ir trabalhar todos os dias. Essencialmente, 46% de sua equipe está pedindo líderes que tragam uma atitude positiva para o trabalho e se comuniquem de forma consistente. Isso requer uma abordagem intencional e as ferramentas certas, mas não requer orçamentos enormes ou anos de treinamento”, disse Logan Mallory, vice-presidente de marketing da Motivosity. Uma postura positiva de um chefe admirável pode ter uma influência de longo prazo: 71% dos entrevistados disseram que as chefias influenciam seu comportamento diariamente. Dica da pesquisa “Os membros da equipe se esforçam ao máximo quando trabalham para alguém que respeitam e confiam”, disse Logan Mallory, da Motivosity. “Os melhores gerentes agem mais como treinadores: defina as prioridades certas, faça check-in individual e adote uma abordagem consultiva em vez de ser diretivo. Se os gerentes fizerem isso e garantirem que o trabalho diário de sua equipe seja notado e apreciado, fará toda a diferença”, afirmou.
O que o trabalhador mais quer dos chefes:
Mais feedback sobre sua função 53%
Mais dinheiro 48%
Comunicação mais honesta 48%
Título superior 47%
Mais apreciação 41%
Mais reconhecimento 41%
Reuniões individuais mais frequentes 40%
Mais responsabilidades 38%
Mais transparência na direção da empresa 38%
Mais disposição para ouvir meus comentários / preocupações 21%
O que o trabalhador menos quer dos chefes:
Menos reuniões inúteis 55%
Menos emergências de última hora 47%
Menos microgestão 40%
Menos solicitações para que eu trabalhe até tarde / horas extras 32%
Por Andréa Fassina, da redação do Só Notícia Boa – Com informações do GNN
Espalhe notícia boa!
Comments